Trilho Eco-Lobo afirma-se como projeto de referência nacional em educação ambiental
30.01.2026
O “Trilho Eco-Lobo”, desenvolvido em parceria com o projeto LIFE WILD WOLF, a Escola Básica de Vila Verde e o município de Vila Verde, foi apresentado no Seminário Nacional Eco-Escolas, realizado a 24 de janeiro de 2026, em Guimarães, tendo sido distinguido pela ABAAE - Ass. Bandeira Azul de Ambiente e Educação, como um excelente exemplo de boas práticas pedagógicas a nível nacional.
Assente no princípio da educação no terreno, este projeto Eco-Escolas vai além da sala de aula e da teoria, apresentando um percurso interpretado de 3,5 quilómetros, localizado nas terras altas de Vila Verde, como espaço de aprendizagem sobre biodiversidade, ecossistemas e conservação da natureza, tornando-se num exemplo inspirador para centenas de professores e coordenadores Eco-Escolas de todo o país.
Ao longo do trilho, os participantes são convidados a explorar 16 estações temáticas, integradas num roteiro didático, que aborda conteúdos diversos, como a biologia e ecologia do lobo-ibérico, a importância das florestas nativas para as presas naturais do lobo e o património cultural associado, como os tradicionais fojos do lobo, reforçando também a identidade territorial. O trilho assegura ainda uma ligação a conteúdos digitais educativos, através da sua publicação no Wikiloc, permitindo a divulgação à sociedade como uma ferramenta de aprendizagem autónoma e orientada.
A dinamização deste projeto conta com o apoio do Município de Vila Verde e Casa do Conhecimento de Vila Verde, e a colaboração com o projeto europeu LIFE WILD WOLF, através de investigadores do BIOPOLIS-CIBIO da Universidade do Porto, permitiu assegurar o rigor científico da informação transmitida a alunos e visitantes. Esta cooperação contribui também para promover a coexistência Homem–Lobo, permitindo desmistificar crenças e mitos associados ao lobo-ibérico, assim como proporcionar uma visão informada e abrangente sobre a espécie.
Através do conhecimento e da experiência direta no território, o Trilho Eco-Lobo procura promover a coexistência pacífica entre as comunidades locais e o lobo, incentivando quem o percorre, a compreender o papel desta espécie no ecossistema e valorizar o património natural local. O reconhecimento deste projeto como uma referência nacional na área da educação ambiental, foi amplamente divulgado na comunicação social.