Envolvimento da sociedade
A participação ativa dos vários agentes que atuam no território, é crucial para assegurar uma conjugação pacífica entre as atividades humanas e a conservação do lobo. Para isso, importa implementar ações concretas que envolvam soluções positivas e sustentáveis, através da sensibilização, comunicação de informação correta e processos participativos junto da sociedade.
Esta linha de ação tem como objetivo desenvolver diversas atividades de sensibilização e informação relativas às ações realizadas, focadas na gestão pecuária e florestal, aproveitamento turístico e cultural do lobo, e realização de reuniões participativas com os agentes locais para debater as principais preocupações e desafios diários na relação com o lobo, e identificar soluções consensuais e eficazes.
Ações realizadas
14.02.2025
A plataforma de agentes locais (PAL-PCoura) com atividades no território de Paredes de Coura, surge com intuito de identificar e implementar ações concretas que permitam uma conjugação entre as atividades humanas e a conservação do lobo-ibérico, através do envolvimento ativo de vários grupos de interesse. Esta iniciativa pioneira em Portugal está a ser realizada no âmbito do projeto LIFE WILD WOLF em articulação com as “Plataformas regionais para coexistência com grandes carnívoros” promovidas pela UE e já implementadas com sucesso em vários países Europeus*.
Mediadas por uma equipa do MARE-NOVA (Universidade Nova de Lisboa) com experiência em processos participativos para gestão de conflitos, até à data foram realizadas duas sessões em Paredes de Coura, em julho de 2024 e fevereiro de 2025, tendo cada uma mobilizado cerca de duas dezenas de agentes locais ligados a diversos setores como a agropecuária, produção florestal, atividade cinegética, associações de baldios, empresas de turismo e alojamento, e associações ambientais. As sessões contaram também com a presença de representantes da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Juntas de Freguesia, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas- ICNF, GNR-SEPNA, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e meios de comunicação social. Estas sessões constituem uma excelente oportunidade para os diferentes agentes locais partilharem as suas ideias, experiências e propostas face às diferentes temáticas abordadas, permitindo assim identificar ações concretas e consensuais a implementar.
Na mais recente sessão da PAL-PCoura, realizada na ludoteca Caixa de Brinquedos, em Paredes de Coura, os participantes divididos em grupos de trabalho, foram convidados a explorar os desafios e oportunidades de três dimensões associadas ao lobo: Valorização Económica (aspetos económicos positivos ou negativos associados à espécie); Valorização Sociocultural (impactes e benefícios no turismo, bem-estar humano e herança cultural); e Valorização Ecológica (importância na preservação e equilíbrio dos ecossistemas), tendo no final ilustrado com construções Lego®, representadas por lobos, ovelhas, cães de gado, cavalos, vacas, corços, árvores e casas os vários elementos que percecionam para uma paisagem de coexistência e sustentabilidade entre humanos e lobos.
Ao longo das próximas sessões, previstas até 2027, serão trabalhadas conjuntamente soluções práticas e exequíveis de coexistência que possam dar resposta aos vários pontos chave até agora identificados pelos participantes, os quais abrangem a prevenção e compensação de ataques ao gado, a melhoria do habitat para refúgio do lobo e suas presas naturais, a fiscalização e prevenção de ameaças, a promoção turística do lobo e a sensibilização e valorização do lobo e do seu habitat.
A plataforma de agentes locais de Paredes de Coura assume-se assim como um espaço precursor de debate e colaboração, e pretende contribuir para a compreensão das principais preocupações e desafios diários na relação entre os humanos e o lobo, com vista ao desenvolvimento de soluções positivas e sustentáveis para alcançar uma coexistência pacífica.
*EU Regional large carnivore platforms - European Commission
© LIFE WILD WOLF 2025
Tertúlia sobre o Lobo-ibérico no Festival Aldeia de Lobos
19.06.2024
O festival que reúne música, arte, performance, com exposições e tertúlias sobre lobos, acontece em Fafião, no distrito de Montalegre, que integra o Parque Nacional Peneda-Gerês.
Nesta pitoresca aldeia onde em tempos os lobos eram conduzidos ao fojo - armadilha para os capturar - a comunidade local organiza o Festival Aldeia de Lobos, um evento que pretende contribuir para a preservação do Lobo-ibérico e das tradições populares como as vezeiras, rebanhos comunitários levados a pastar pela serra, ou as carrejadas, associadas ao cultivo do centeio.
Na edição de 2024, o festival incluiu uma parceria com o projeto LIFE WILD WOLF, apresentado numa sessão pública, e numa tertúlia ao ar livre, onde reuniu perto de uma centena de pessoas, abordando temas como a necessidade de desenvolver formas sustentáveis de coexistência entre o lobo – espécie ameaçada - e as atividades agrícolas, em particular o pastoreio extensivo.
Trilho dedicado ao lobo-ibérico traçado por jovens estudantes
31.05.2024
Já é possível percorrer o Trilho "Eco-Lobo", georreferenciado nas terras altas do concelho de Vila Verde, com 16 estações, agrupadas em 3 temáticas principais: "Aldeias e paisagem", "Património agro-pastoril" e "Florestas e matagais", destinadas a interpretar os vários aspetos da paisagem, do património, e da relação homem-lobo. Este projeto, fruto da iniciativa da Escola Básica de Vila Verde, foi desenvolvido durante o ano letivo 2023/24 e inaugurado em maio de 2024, contando com a parceria do Município de Vila Verde e do Projeto LIFE WILD WOLF.
O principal objetivo do Trilho "Eco-Lobo" é dar a conhecer o património natural composto pela fauna, flora, geologia e hidrografia, bem como o património cultural edificado, religioso e etnográfico, e o modo de vida do lobo-ibérico, nesta paisagem rural moldada pela intervenção humana.
Avistamentos fugazes de lobos, excrementos detetados nos cruzamentos de caminhos para marcação territorial dos membros da alcateia, e um dos mais monumentais fojos do lobo, tornam ainda mais especial este percurso.