Envolvimento da sociedade
Envolvimento da sociedade
A participação ativa dos vários agentes que atuam no território, é crucial para assegurar uma conjugação pacífica entre as atividades humanas e a conservação do lobo. Para isso, importa implementar ações concretas que envolvam soluções positivas e sustentáveis, através da sensibilização, comunicação de informação correta e processos participativos junto da sociedade.
Esta linha de ação tem como objetivo desenvolver diversas atividades de sensibilização e informação relativas às ações realizadas, focadas na gestão pecuária e florestal, aproveitamento turístico e cultural do lobo, e realização de reuniões participativas com os agentes locais para debater as principais preocupações e desafios diários na relação com o lobo, e identificar soluções consensuais e eficazes.
Ações realizadas
Crianças ajudam a preservar a floresta autóctone na Mata da Albergaria
23.11.2025
No âmbito da celebração do dia da Floresta Autóctone, que em Portugal se assinala a 23 de novembro, o Projeto LIFE WILD WOLF, em parceria com Cabril EcoRural, proporcionou às crianças da Escola Primária e Jardim de Infância de Cabril, localidade inserida no Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), uma jornada de campo para descobrir e preservar a Mata de Albergaria.
Esta imersão na Mata de Albergaria, uma das maiores manchas de floresta nativa localizada no coração da serra do Gerês, teve como propósito incentivar as crianças, de idades compreendidas entre 3 e 10 anos, a um contato profundo com a Natureza, observando e aprendendo a reconhecer as espécies autóctones, como os carvalhos centenários desta floresta portuguesa, com estatuto de Reserva Biogenética do Continente Europeu, desde 1988, pelo seu extraordinário valor ecológico.
Nesta jornada, as crianças também identificaram e removeram a regeneração de árvores exóticas da espécie Chamaecyparis, que ameaçam as árvores e arbustos autóctones devido ao elevado ensombramento.
Esta atividade soma-se a um conjunto de iniciativas promovidas pelo projeto LIFE WILD WOLF, destinadas à recuperação de habitats naturais para favorecer as presas selvagens do lobo ibérico, como corços e veados, contribuindo simultaneamente para o envolvimento das comunidades na preservação e valorização da floresta autóctone e sua biodiversidade.
© LIFE WILD WOLF 2025
14.02.2025
A plataforma de agentes locais (PAL-PCoura) com atividades no território de Paredes de Coura, surge com intuito de identificar e implementar ações concretas que permitam uma conjugação entre as atividades humanas e a conservação do lobo-ibérico, através do envolvimento ativo de vários grupos de interesse. Esta iniciativa pioneira em Portugal está a ser realizada no âmbito do projeto LIFE WILD WOLF em articulação com as “Plataformas regionais para coexistência com grandes carnívoros” promovidas pela UE e já implementadas com sucesso em vários países Europeus*.
Mediadas por uma equipa do MARE-NOVA (Universidade Nova de Lisboa) com experiência em processos participativos para gestão de conflitos, até à data foram realizadas duas sessões em Paredes de Coura, em julho de 2024 e fevereiro de 2025, tendo cada uma mobilizado cerca de duas dezenas de agentes locais ligados a diversos setores como a agropecuária, produção florestal, atividade cinegética, associações de baldios, empresas de turismo e alojamento, e associações ambientais. As sessões contaram também com a presença de representantes da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Juntas de Freguesia, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas- ICNF, GNR-SEPNA, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e meios de comunicação social. Estas sessões constituem uma excelente oportunidade para os diferentes agentes locais partilharem as suas ideias, experiências e propostas face às diferentes temáticas abordadas, permitindo assim identificar ações concretas e consensuais a implementar.
Na mais recente sessão da PAL-PCoura, realizada na ludoteca Caixa de Brinquedos, em Paredes de Coura, os participantes divididos em grupos de trabalho, foram convidados a explorar os desafios e oportunidades de três dimensões associadas ao lobo: Valorização Económica (aspetos económicos positivos ou negativos associados à espécie); Valorização Sociocultural (impactes e benefícios no turismo, bem-estar humano e herança cultural); e Valorização Ecológica (importância na preservação e equilíbrio dos ecossistemas), tendo no final ilustrado com construções Lego®, representadas por lobos, ovelhas, cães de gado, cavalos, vacas, corços, árvores e casas os vários elementos que percecionam para uma paisagem de coexistência e sustentabilidade entre humanos e lobos.
Ao longo das próximas sessões, previstas até 2027, serão trabalhadas conjuntamente soluções práticas e exequíveis de coexistência que possam dar resposta aos vários pontos chave até agora identificados pelos participantes, os quais abrangem a prevenção e compensação de ataques ao gado, a melhoria do habitat para refúgio do lobo e suas presas naturais, a fiscalização e prevenção de ameaças, a promoção turística do lobo e a sensibilização e valorização do lobo e do seu habitat.
A plataforma de agentes locais de Paredes de Coura assume-se assim como um espaço precursor de debate e colaboração, e pretende contribuir para a compreensão das principais preocupações e desafios diários na relação entre os humanos e o lobo, com vista ao desenvolvimento de soluções positivas e sustentáveis para alcançar uma coexistência pacífica.
*EU Regional large carnivore platforms - European Commission
© LIFE WILD WOLF 2025
Tertúlia sobre o Lobo-ibérico no Festival Aldeia de Lobos
19.06.2024
O festival que reúne música, arte, performance, com exposições e tertúlias sobre lobos, acontece em Fafião, no distrito de Montalegre, que integra o Parque Nacional Peneda-Gerês.
Nesta pitoresca aldeia onde em tempos os lobos eram conduzidos ao fojo - armadilha para os capturar - a comunidade local organiza o Festival Aldeia de Lobos, um evento que pretende contribuir para a preservação do Lobo-ibérico e das tradições populares como as vezeiras, rebanhos comunitários levados a pastar pela serra, ou as carrejadas, associadas ao cultivo do centeio.
Na edição de 2024, o festival incluiu uma parceria com o projeto LIFE WILD WOLF, apresentado numa sessão pública, e numa tertúlia ao ar livre, onde reuniu perto de uma centena de pessoas, abordando temas como a necessidade de desenvolver formas sustentáveis de coexistência entre o lobo – espécie ameaçada - e as atividades agrícolas, em particular o pastoreio extensivo.
Trilho dedicado ao lobo-ibérico traçado por jovens estudantes
31.05.2024
Já é possível percorrer o Trilho "Eco-Lobo", georreferenciado nas terras altas do concelho de Vila Verde, com 16 estações, agrupadas em 3 temáticas principais: "Aldeias e paisagem", "Património agro-pastoril" e "Florestas e matagais", destinadas a interpretar os vários aspetos da paisagem, do património, e da relação homem-lobo. Este projeto, fruto da iniciativa da Escola Básica de Vila Verde, foi desenvolvido durante o ano letivo 2023/24 e inaugurado em maio de 2024, contando com a parceria do Município de Vila Verde e do Projeto LIFE WILD WOLF.
O principal objetivo do Trilho "Eco-Lobo" é dar a conhecer o património natural composto pela fauna, flora, geologia e hidrografia, bem como o património cultural edificado, religioso e etnográfico, e o modo de vida do lobo-ibérico, nesta paisagem rural moldada pela intervenção humana.
Avistamentos fugazes de lobos, excrementos detetados nos cruzamentos de caminhos para marcação territorial dos membros da alcateia, e um dos mais monumentais fojos do lobo, tornam ainda mais especial este percurso.