31.05.2024
Os cães errantes, sejam abandonados ou incontrolados, são um grave problema para a biodiversidade e segurança pública, pois podem atacar pessoas e animais, incluindo gado e as presas naturais do lobo como o corço, e envolver também um risco de transmissão de doenças ou cruzamentos com o lobo, resultando em híbridos férteis. Além disso, os cães errantes podem também ser uma fonte ocasional de alimento para o lobo, constituindo assim um fator de atração deste predador para próximo de núcleos urbanos.
De forma a prevenir a sua proliferação em áreas rurais com presença de lobo, e contribuir para uma gestão adequada e ética dos cães vadios e errantes, no âmbito do Projeto LIFE WILD WOLF foi celebrado um protocolo entre o Município de Paredes de Coura e duas associações locais de defesa animal (ACOD e ADAC), de forma a garantirem a esterilização de cães errantes resgatados em zonas rurais e fomentar a adoção responsável destes animais.
Os animais capturados pelo Município são assistidos por veterinários responsáveis pela sua esterilização, colocação de um dispositivo de identificação eletrónica e registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), onde se mantêm a cargo das associações até serem conduzidos para adoção ou famílias de acolhimento.
Durante 2023 e 2024, foram recolhidos, esterilizados e identificados com microchip um total de 93 cães abandonados, muitos deles conduzidos para adoção. Além disso, a grande maioria dos cães foi capturada nas freguesias incluídas na Paisagem Protegida do Corno do Bico, um Sítio Rede Natura 2000 onde ocorre uma alcateia reprodutora, refletindo uma eficiente redução de uma importante ameaça à conservação do lobo numa área com elevado interesse ambiental.