Interações entre lobos e humanos
Interações entre lobos e humanos
A ocorrência do lobo em paisagens humanizadas, como o noroeste de Portugal, resulta que seja habitual a observação deste animal no monte, mas menos esperado o seu avistamento em zonas urbanas, onde é atraído por fontes de fácil alimento, à semelhança de várias outras espécies selvagens. No entanto, observações de lobo a curta distância geram frequentemente alarmismo, medo ou fascínio, pelo que é importante saber como agir para evitar a habituação e comportamentos indesejáveis por parte do lobo.
Esta linha de ação tem como objetivo caraterizar estas situações de interação direta com o lobo, identificando potenciais atratores, como sejam cães de companhia ou restos de comida, e intervir, se necessário, contribuindo assim para divulgar atitudes corretas a tomar na presença do lobo.
Ações realizadas
Recolha e caraterização de observações de lobo a curta distância
Um lobo confiante ou “bold”, é um lobo que se aproxima ou tolera pessoas, repetidamente, a curtas distâncias. O comportamento demasiado confiante pode-se tornar perigoso tanto para humanos como para lobos, caso se intensifique.
Em Portugal, há poucas evidências de lobos que se aproximam repetidamente de pessoas. No âmbito do projeto LIFE WILD WOLF, está a ser realizada uma compilação de avistamentos de lobos a curta distância, considerando apenas avistamentos em que os lobos foram observados em proximidade de pessoas (< 100 m), aparentemente demonstrando um comportamento indiferente à presença humana ou aproximando-se activamente dos humanos. Estes registos incluem informações detalhadas sobre o contexto específico como o comportamento tanto do lobo observado como do observador.
Foram compiladas 33 observações, a maioria (70%) ocorridas após 2022, principalmente no noroeste de Portugal, em período diurno e reportadas nos media. Menos de 30% das observações ocorreram em áreas urbanas ou peri-urbanas.
Na maioria dos casos, os lobos não se aperceberam da presença humana (por exemplo, os observadores encontravam-se no interior de veículos). Mas sempre que os observadores se tornaram evidentes, visual ou acusticamente, os lobos exibiram comportamento de fuga.
Estes resultados revelam que os lobos ibéricos parecem evitar e temer os humanos, uma vez que a maioria dos encontros a curta distância estão relacionados com lobos debilitados ou que não se apercebem da proximidade humana.
De forma a evitar situações críticas, é importante assegurar as melhores práticas para encontros de curta distância com lobos.
Divulgação de boas práticas no caso de observações a curta distância
© LIFE WILD WOLF 2024
A aplicação para telemóvel "Eu vi um Lobo" desenvolvida pela plataforma LoboIberico.pt, permite registar em tempo real observações de lobos, das suas presas e de potenciais ameaças.
© Plataforma LoboIberico.pt